Criação da taxa de juros no brasil
Pós-Graduação
Curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas
Turma CAE 135
Macroeconomia e Fundamentos de Finanças
Prof. Lúcio Allan Goulart
Aluno: Raphael Camargo Nascimento
O Tesouro Nacional é o caixa do Governo, ou seja, o órgão público responsável pelo gerenciamento da dívida pública do país. Para esse efeito, capta recursos do mercado financeiro via emissão primária de títulos para execução e financiamento das dívidas internas do governo. A necessidade de financiamento via mercado interno existe devido os agentes externos terem uma limitação de exposição ao Risco Brasil. Desta forma o Governo se financia via mercado interno tanto pela necessidade quanto para controlar a quantidade de dinheiro em circulação, com a retirada de dinheiro de circulação desaquece a economia e mantém os preços de mercado, já com o aumento da quantidade de dinheiro no mercado aquece a economia, a demanda de mercado e consequentemente o crescimento econômico, mas com esse aquecimento pode gerar um efeito inflacionário na economia.
Os instrumentos básicos de uma política monetária são a emissão de papel moeda, depósito compulsório, compra e venda de títulos da dívida pública, empréstimo do Banco Central aos bancos comerciais e controle das taxas de juros.
Desta forma, os primeiros agentes que emprestam dinheiro para o Tesouro Nacional são os Bancos através da compra e venda de títulos públicos. Com isso os Bancos podem ficar com a disponibilidade de dinheiro em caixa reduzida.
O Comitê de Política Monetária (Copom) é um órgão criado pelo Banco Central tem como objetivo estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa básica de juros. Ainda, tem a competência específica de manipular a liquidez econômica, por meio dos instrumentos de política monetária. Formalmente, os objetivos do Copom são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o 'Relatório de