Crescimento evangélico no mundo
Avaliando o Avanço Missionário Mundial
Ronaldo Lidório
Avaliando o Avanço Missionário Mundial
Fomos positivamente bombardeados nestas três últimas décadas pela missiologia do avanço final. Ralph Winter – 13.000 povos não alcançados. AD 2000 – mais de 10.000 grupos sem uma igreja Patrick Johnstone – 4.000 etnias. World Mission International – 2.227 grupos étnicos.
Avaliando o Avanço Missionário Mundial
As estatísticas mostram um incrível avanço missionário. nestes últimos 30 anos. O avanço da Igreja Evangélica que entre 1999 2000 obteve um índice de 6,1% em termos de crescimento global. É preciso compreender que ao mesmo tempo que antigas barreiras antigas foram derrubadas outras novas tem se formado. Vejamos 4 novas fronteiras:
A Redoma de Resistência entre os Não Alcançados
13.000 PNAs seguiram a regra da menor resistência Em regiões onde haviam três grupos não alcançados, houve penetração missionária nos dois que demonstravam menor resistência. O mais resistente ficava para um segundo momento. Coamos estes 13.000 PNAs e portanto o que temos em nossas mãos neste início de milênio não são apenas Simplesmente outros 2.000 PNAs Mas sim 2.000 mais resistentes.
O Desdobramento Étnico entre os Isolados
O desdobramento étnico é uma expectativa existente em boa parte da antropologia mundial, mesmo os não cristãos. Parte do pressuposto de que a maioria destes 2.000 grupos étnicos não alcançados nunca antropologicamente fazendo com que haja uma grande possibilidade de que cada nome nesta lista corresponda a bem mais do que apenas uma etnia.
2.000 PNAs 5.000 a 8.000 grupos étnicos
A Incapacidade de Evangelização Local por Igrejas Locais
Outra nova fronteira com a qual deveremos lidar nestas próximas duas décadas é a da incapacidade de evangelização local por igrejas locais. Segundo David Barret há mais de 4.000 grupos étnicos no mundo somando um total superior a 1 bilhão de pessoas onde a Igreja Local não se mostra forte o