Creio em jesus cristo
Acolhida:
- Estória: Palhaço de rua (Livro: A Quem Iremos Senhor? – Explicação do Credo para adultos – Pe Luiz Cechinato)
Deus vai ao encontro do homem
Todo nós encontramos muitos palhaços nos caminhos da vida. Palhaços que se vestem de diversas maneiras. Palhaços de todos os tipos: palhaço homem, palhaço mulher, palhaço dinheiro, palhaço bebida, palhaço maconha ... E vamos sendo atraídos pela fala do palhaço. Gostamos de fantasia, de novidade, de ilusão. Os primeiros a serem cativados pela fantasia de um palhaço foram Adão e Eva. Bastou uma sugestão da serpente, uma vaidade. Quando perceberam, tinham se afasto do Pai e tiveram medo. E aqui vem o pior: não confiaram no amor do Pai. Fugiram dele. Deus, porém, foi-lhes ao encontro: “Mas o Senhor Deus chamou o homem e lhe disse: Onde estás? E ele respondeu: Ouvi o barulho de vossos passos no jardim, e tive medo, porque estou nu, e escondi-me” (Gn 3,9-10).
Vemos aí como é grande o amor de Deus por nós: Ele veio ao nosso encontro. Nós, quando vamos perdoar alguém que nos ofendeu, esperamos que tal pessoa venha até nós e peça perdão de seu erro. Por isso, São João, que conheceu bem a Deus, fala que Deus no amou primeiro: “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele que nos amou e nos enviou o seu Filho em expiação de nossos pecados” (1Jo 4,10).
Desde o Antigo Testamento constam algumas profecias sobre a vinda do Salvador. (sugestão: fazer uma cabeça de palhaço e ir trocando as roupas dele como, homem, mulher, dinheiro, bebida, maconha... ou fazer todos estes palhaços e pedir para os catequizando descobrirem e comentarem).
- A primeira promessa do Salvador - Deus detesta o pecado mas ama o pecador. É o que nos diz a escritura: “Pela minha vida, diz o Senhor, não me alegro com a morte do pecador. Pelo contrário: desejo antes que o ímpio se converta e viva” (Ez 33,11). Por isso Deus veio ao encontro de Adão, reprovou seu erro, mas prometeu-lhe enviar o