creas
Google BookmarkTwitterFacebook
CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) constitui-se numa unidade pública e estatal onde se ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos. Como unidade de referência deve promover a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar ações para os (as) usuários (as).
O que é?
É uma unidade pública estatal de prestação de serviços especializados e continuados, direcionados a indivíduos e famílias com seus direitos violados. Constitui-se como pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade.
Quais direitos violados o CREAS atende?
Atende crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e qualquer indivíduo que se encontra em situação de risco pessoal e social. Os direitos violados estão relacionados a ocorrências: de abandono, negligência, maus-tratos físicos, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psico-ativas, cumprimento de medidas sócioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, situação de mendicância, entre outros.
Foco das ações: FAMÍLIA
Potencialização e fortalecimento da sua função protetiva, quebrando o ciclo de violência.
Quem trabalha no CREAS?
A equipe do CREAS é composta por assistentes sociais, psicólogos, advogado, educador social, terapeuta ocupacional, escriturário e estagiários.
Lembre-se
Os direitos existem, mas para que sejam garantidos é necessário um movimento permanente de construção e conquista.
São ações do CREAS:
Alcoólicos Anônimos Feminino
Oficina de Bijuteria - Adolescentes e mulheres vítimas de violência
Grupo de reflexão e apoio - Mulheres com filhos retirados
Grupo de discussão sobre educação - Pais ou responsáveis por crianças e