psicologia e enfermagem
Aluno: José Manoel Vieira de Melo Neto
Curso: Enfermagem
Período: 3º
TRABALHO DE PISCOLOGIA
O que é psicologia? É o estudo científico do comportamento e dos processos mentais, não levando apenas em consideração o estado mental do individuo como unidade mas como parte integrante de um meio social altamente influenciador em seus aspectos: emocionais, motores e cognitivos.
Qual a importância da psicologia para o profissional de enfermagem?
Ajudar a compreender melhor as pessoas e a fortalecer possíveis vínculos com a equipe com a qual trabalha além de transmitir confiança para o paciente através de um estado emocional maduro contribuindo para uma comunicação interpessoal coerente e objetiva. Conhecer a si mesmo e portanto tomar decisões e solucionar problemas com maior clareza no dia a dia, assim como conhecer suas limitações e criar e manter vínculos sociais de uma maneira benéfica. Tornar o profissional compreensível diante das necessidades do paciente buscando orientá-lo e a família de uma maneira que vise a importância do tratamento e adequar a vida do paciente da melhor forma possível. Conhecendo a forte atuação do campo emocional na vida do profissional este poderá conter grandes danos do mesmo para si e na equipe diante do estresse e cansaço no trabalho assim como poder usar de maneira prudente para melhorar o desempenho da equipe.
Pontuar 2 temáticas dadas em sala de aula e a relação delas em suas percepções como pessoa, estudante e futuro profissional:
Disfunções do desenvolvimento e síndromes: dentro desse contexto trabalhamos em sala com: Síndrome de Donw, autismo,... A síndrome de down que é caracteriza pela trissomia do cromossomo 21, podendo levar a diferentes estágios (dependendo do indivíduo) de baixa capacidade cognitiva,... Na infancia as microestruturas (família, colegas) são agentes que irão influenciar fortemente a personalidade da criança e requerem por tanto uma atenção especial. O autistas possuem um