CREA
Água (2 litros);
Cimento (4 kilogramas);
Areia (8 kilogramas);
Brita (12 Kilogramas);
Fibras **ver no laudo
Mesa Vibratória;
Betoneira;
Formas de corpo de prova (Duas cilíndricas e duas prismáticas) **ver dimensão no laudo
Desenvolvimento
Para a matéria de Introdução à Engenharia, foi realizados ensaios de compressão axial e flexão em laboratório destinado a produção de concreto para estudos de resistência. O processo foi realizado com o auxilio de um monitor e do professor Fujimoto, formado em engenharia civil.
Na realização do trabalho, foram produzidos 4 (quatro) corpos de prova, sendo 2 (dois) cilíndricos*(LAUDO) e 2 (dois) prismáticos*(LAUDO), dois quais 1 (um) cilíndrico e 1 (um) prismático com concreto, e 1 (um) cilíndrico e 1 (um) prismático com concreto com fibras de aço.
Inicialmente colocou-se pedra na betoneira, com a finalidade de limpar a superfície interna da mesma, em seguida colocou-se quase toda a água e deixou misturar por um tempo. Na sequência adicionou-se cimento, e por fim areia e o restante da água, esta calmamente despejada na borda da betoneira para ajudar na mistura.
A betoneira permaneceu ligada até que o concreto se homogeneizasse, e em seguida foi iniciado o processo de despejo nas formas dos corpos de prova. A seguir despejou-se concreto nas duas formas, cilíndrica e prismática, até que ficassem completamente cheias. Durante esse processo o concreto dentro das formas fica com ar, e então para que isso seja corrigido foi utilizado a mesa vibratória. Colocou-se os corpos de prova sobre a mesa, e na sequência ela foi ligada, o concreto desceu, pois o ar que estava entre o concreto escapou. Esse processo deve ser realizado rapidamente, pois se o concreto vibrar muito, as britas podem descer e desomogeneizar a mistura. Assim que o concreto desceu foi adicionado mais concreto, de modo que o mesmo ficasse até a superfície da forma dos corpos de prova. Estes