Crack
Um problema que cresce a cada dia
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 UM BREVE HISTÓRICO DO CRACK 4
3 QUEM É VERDADEIRAMENTE O USUÁRIO? 5
4 O ASSITENTE SOCIAL E O ENFRENTAMENTO DO CRACK 7
5 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
INTRODUÇÃO
O uso de drogas ilícitas está crescendo a cada dia, tanto no nosso país como no mundo inteiro, situação preocupante, pois o usuário quando está sob o efeito da droga perde o controle de si mesmo, deixando a sua família e a sociedade a mercê da sua violência, que é uma das reações causadas pelo efeito da droga. Nos últimos meses a mais falada delas é o crack, devido à desocupação da cracolândia em São Paulo, que na verdade não resolveu o problema, apenas trocou os usuários do seu local de consumo. Nessa situação é que se tem mais certeza de que a dependência química não é um problema a ser resolvido pela polícia, e sim pela saúde pública. Não adianta expulsar os usuários de determinado lugar para deixar de usar a droga, o que se tem a fazer é a saúde pública dar condições para esses usuários serem tratados e desintoxicados. Pois assim o problema só muda o seu espaço geográfico, mas continua o mesmo.
Mais um agravante do uso do crack é que é uma droga que causa dependência muito fácil, pois o seu efeito é curto e a falta dele causa sensações muito desagradáveis, então a pessoa acaba usando novamente para que os efeitos da abstinência desapareçam, e as chances de cura são mais baixas do que as de outras drogas, pois a vontade de usar novamente é muito maior, então na maioria dos casos a pessoa inicia o tratamento, mas o abandona.
Com apoio familiar e da sociedade, uma situação favorável de tratamento, pessoas qualificadas para acompanhar o usuário e muita persistência e força de vontade para abandonar o vício, a cura da dependência não é impossível, mas o nosso país precisa de políticas públicas que mudem o