Crack
O crack é uma droga ilegal, obtida a partir da merla (uma variação da pasta de coca, obtida como subproduto do processamento das folhas de coca, para obtenção de cocaína). A merla é a misturada ao bicarbonato de sódio e água.
O bicarbonato de sódio faz com que a mistura tenha baixo ponto de fusão e ebulição, tornando possível a queima da droga com o auxilio de cinzas, que são colocadas em um cachimbo junto ao Crack.
As pessoas que o experimentam sentem uma compusão de usá-lo de novo, estabelecendo rapidamente uma dependência física, pois querem manter o organismo em ritmo acelerado. Comoo crack é uma das drogas mais altos poderes viciantes, a pessoa, só de experimentar pode tornar um viciado. Ele não é, porém, das primeiras drogas que alguem experimenta. De um modo geral, o seu usuário já usa outras, principalmente cocaína, e passa a utilizar o crack por curiosidade, para sentir efeitos mais fortes, ou ainda por falta de dinheiro, já que ele é bem mais parato por grama do que a cocaína.
Todavia, como o efeito do carck passa muito dipressa, e o sofrimento por sua ausência no corpo vem em quinze minutos, o usuário usa-o em maior quantidade.
* Qual a representação social do uso crack em nossa sociedade, ou seja como a população compreende esse problema?
Compreender o rápido desenvolvimento do crack e sua potência como problema social grave é avaliar os fatores de permanência dos indivíduos no seu uso, bem como as motivações da iniciação neste.
Considerando a drogadização uma das expressões da questão social e sendo a questão social objeto de trabalho do serviço social, como o trabalho do assistente social pode contribuir para o atendimento á população buscando articular as causas e razões desse fenômeno á partir de uma leitura crítica da realidade social.
A drogadição está relacionada com fatores sociais, econômicos e culturais, sendo assim é preciso romper com diversos paradigmas para que se possa resgatar a população e realizar trabalhos