Crack
O abuso implica processo de autodestruição, que pode ter êxito fatal, se não for possível interrompe - lo. A pessoa que se torna dependente raramente tem consciência, razão pela qual precisa de ajuda.
Uma nova forma de uso de cocaína tem sido denominada, na gíria, de CRACK.Tem muitos adeptos, principalmente nos EEUU, mas também na Bolívia e em regiões fronteiras do Brasil. A cocaína comumente encontrada para consumo é apresentada na forma de sal: que tem o aspecto de pó branco cristalino. é o cloridrato de cocaína.
No crack a substância usada não é o sal, mas sim a pastas básica de coca (frecbasing, em inglês).A transformação química de sal em pasta de cocaína não é complicada, apesar de envolver procedimentos perigosos. A apresentação da cocaína como sal a torna mais lucrativa para os traficantes. O sal é facilmente adulterável, quando misturado a outras substâncias de aspecto semelhante(talco, açúcares, lidocaína, xilocaína, anfetamina, etc.).
Estudiosos consideraram que a propagação do crack se deve ao fato de que a sua via de administração produz efeitos mais rápidos e mais intensos que os do sal. De fato, o crack é fumado em cachi8mbos de água, mas a pasta básica de cocaína, quando seca, também pode ser misturada no tabaco e na maconha, em cigarros.A via de administração (a fumaça do crack, como de outras substâncias fumadas, passa para a corrente sanguínea) torna a droga mais perigosa, causando danos pulmonares graves. O crack provoca em freqüência paradas respiratórias e morte por overdose, razão pela qual deve ser considerado como uma das drogas mais perigosas e mortais do "mercado".
Geralmente ouvimos: "Meu filho está com um problema: