Conhecimento cientifico
O conhecimento, em geral, é obtido de diversas maneiras. O conhecimento científico visa, como procedimento renovado:
1) responder questões; 2) solucionar problemas e 3) desenvolver de modo mais efetivo os procedimentos de responder questões e solucionar problemas, o que é alcançado pela intervenção da pesquisa.
1. Ciência etimologicamente, provém do latim SCIENTIA que, por sua vez, provém de SCIRE que significa “aprender” ou "conhecer". Porém, a definição etimológica não se suficiente para responder:que é ciência?
1. Que é ciência? A ciência é uma forma especial de conhecimento da realidade. É um conhecimento racional, reflexivo, sustentado numa lógica igualmente racional. Em conseqüência: “A ciência é uma atividade humana, racional, dirigida ao sistemático conhecimento (empírico) do mundo, por [em conhecimento sistemático com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação”].
2. Qualquer referência à natureza da ciência visa explicitar as suas dimensões: 1)compreensiva (contextual ou de conteúdo) e 2)metodológica.
Estas dimensões que são inseparáveis apenas como artifício de análise, podem ser isoladas. Para efeitos da pesquisa, tratar-se-á tão somente dos aspectos da dimensão metodológica, que compreende:
1)o aspecto lógico e 2)o aspecto técnico.
1. O aspecto lógico pode ser definido na ciência como o método de raciocínio e de enunciado sobre os fenômenos investigados ou a serem investigados. É uma tentativa de descrição, interpretação e verificação exata. Ou seja, (de modo tautológico), compreende as seguintes operações:
1)possibilita a observação racional e controlada dos fenômenos; 2)contribui para a verificação dos mesmos pela