CP1 - RA4
Cidadania e Profissionalidade
Curso de Educação e Formação de Adultos – EFA
UFCD1 – Liberdade e Responsabilidade Democráticas
RA4 – Participa consciente e sustentadamente na comunidade global
Aluno: Luís Marques, Nº18
Professores: Célia Amaral
Rui Santos
Ano Letivo 2014/15
1. O que é a União Europeia? Como fazer parte?
A União Europeia é uma parceria económica e politica, com características únicas, constituída neste momento por 28 países, que em conjunto abarcam uma grande parte do continente europeu.
Para fazer parte desta União Europeia é necessário preencher os critérios de adesão ou critérios de Copenhaga, assim chamados devido ao fato de terem sido definidos no
Conselho Europeu de Copenhaga em 1993. Primeiro que tudo, é necessário que o país candidato faça parte do continente europeu. De seguida, o país candidato tem que preencher os critérios políticos: estabilidade das instituições que garantem a democracia, o Estado de Direito, os Direitos do Homem, bem como o respeito e a proteção das minorias.
Tem também que que cumprir os critérios económicos: existência de uma economia de mercado viável e capacidade de fazer face às forças do mercado e à concorrência da União
Europeia. Tem também que preencher o critério do acervo comunitário, ou seja: capacidade para assumir as obrigações de membro, que decorrem do direito e das políticas da UE, incluindo a adesão aos objetivos de união politica, económica e monetária.
Posso dar o exemplo da Turquia que é, oficialmente, um país candidato desde Dezembro de 1999. As negociações ainda decorrem e pensa-se que irão decorrer até 2021 devido principalmente ao problema vivido no Chipre. É claro que também é por outros fatores como a religião, o desrespeito pelos Direitos do Homem, a economia e a agricultura.
Explicando muito superficialmente, o Chipre está dividido “ao meio”: de um lado os
Cipriotas Gregos, na zona Sul da ilha (cerca de 63% do