Cozinha brasil terá cursos para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis
As aulas incluirão orientações de nutricionistas, cartilhas com informações e receitas, além de certificado de participação. Os cursos serão oferecidos aos trabalhadores das indústrias, seus dependentes e a comunidade em geral. O novo produto do programa SESI Cozinha Brasil está sendo elaborado por um comitê formado por nutricionistas do SESI de sete estados – Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte e Amazonas.
A coordenadora do comitê, Cecília Lopes, explica que a integração entre as profissionais dos sete estados foi proposital: “são realidades e culturas diferentes que nos ajudarão a produzir um material rico, a partir das experiências de cada um”. Segundo ela, o novo produto – que ainda não foi batizado – é inspirado no programa Sabor na Medida Certa, desenvolvido pelo SESI de São Paulo. A iniciativa oferece cursos com duração de 10 horas, onde são apresentadas receitas específicas, técnicas dietéticas e informações nutricionais, sempre com o foco na alimentação saudável.
Cecília Lopes conta que a ideia surgiu da demanda de algumas indústrias com altos índices de trabalhadores obesos e hipertensos. “Uma alimentação adequada traz inúmeros benefícios, tanto para um trabalhador da indústria, quanto para qualquer pessoa. Ela melhora a qualidade de vida, aumenta a produtividade e reduz o absenteísmo [faltas ao trabalho]”, destaca. De acordo com ela, entre os industriários, mais de 90% das doenças não infecciosas tem como causa a má alimentação.
Mas o problema é nacional. Dados de um