Cowork
Quer começar seu negócio, mas não quer trabalhar em casa? Não pode gastar muito, precisa criar bons relacionamentos com outras empresas, se tornar conhecido e ainda obter lucro? Se responder que sim, o coworking poderá ser sua solução.
Conhecido pelo compartilhamento do ambiente de trabalho, ideias e serviços como internet, água, luz e telefone; o coworking é um novo modelo de negócios que já virou tendência no exterior e agora está fazendo sucesso no Brasil.
Ideal para jovens empreendedores, pequeno e micros empresários que querem iniciar seu próprio negócio, o modelo auxilia quem está começando e ainda oferece inúmeras facilidades e possibilidades de crescimento.
COM SURGIU
O termo coworking foi criado por Bernie DeKoven, em 1999, e em 2005 foi usado pelo programador de sistemas Brad Neuberg, para descrever um espaço físico. Ele foi o criador do “Hat Factory”, um espaço de trabalho colaborativo em São Francisco, Califórnia, que nada mais era do que um apartamento utilizado por profissionais de tecnologia, também disponível durante o dia para quem precisasse de um lugar para trabalhar e compartilhar experiências. Esse foi o primeiro ambiente de coworking de que se tem informações no mundo.
Graças às inúmeras facilidades presentes no novo modelo de negócios, ele cresceu e se espalhou por todo o globo, chegando até o nosso País, aproximadamente em 2008, com as empresas The Hub e Pto de Contato.
COMO FUNCIONA
No coworking você compartilha o ambiente de trabalho, as salas de reunião, copa e todos os recursos que uma empresa comum necessita para funcionar como água, luz, telefone, internet, além de ideias, interesses e contatos. Iniciando uma empresa nesse modelo não é preciso gastar com compra ou aluguel de uma residência, entre outras despesas, pois todos esses detalhes estão inclusos em um pacote.
Os únicos gastos de cada novo empreendedor, além do pacote de serviços que terá de pagar para usufruir do modelo de coworking, são referentes à base