COTAS RACIAIS MAIS QUE NECESSÁRIO, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA E IGUALADADE DE DIREITOS

725 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
COMUNICAÇÃO E POLÍTICA
PERÍODO: 2014.2 COTAS RACIAIS MAIS QUE NECESSÁRIO, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA E IGUALADADE DE DIREITOS

As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa criada em alguns países, com o intuito de tentar equilibrar as desigualdades, sociais, econômicas e educacionais entre raças. A primeira experiência nesse sentido ocorreu nos Estados Unidos, na década de 60, em particular, para combater a desigualdade socioeconômica ente brancos e negros.
No entanto no Brasil, trata-se de uma discussão pertinente, travada no âmbito jurídico, intelectual, com ressonância no seio da sociedade, nos diversos meios representativos da sociedade civil organizada. Para os que defendem o sistema de cotas, a história do processo colonização do país é um argumento inequívoco, que sustenta a necessidade da implantação de um sistema para promover o resgate de cidadania de uma raça explorada, sob regime da escravatura e jogada a própria sorte.
A discriminação história relata a formação das primeiras comunidades negras, sob a forma explícita de segregação racial e social. As Populações Negras e pobres foram literalmente jogadas, em áreas periféricas, longe das elites. Comunidades que cresceram a margem da sociedade, principalmente, em relação a violação de direitos. Uma espécie de discriminação imposta pela sociedade vigente, sob a chancela do Estado.
No Brasil a UNB- Universidade de Brasília foi pioneira na aplicação da ação afirmativa, para seleção de candidatos no vestibular, no ano 2000. Um estudo feito pela universidade mostrou, que a população branca é maioria esmagadora no meio universitário, de modo a valorizar apenas o pensamento de um segmento étnico, para construção de soluções para os problemas da sociedade. Aos negros são negadas oportunidades para competir em direito de igualdade com a população branca, tendo que se submeter a

Relacionados