Cotas nas universidades brasileiras para índios
COTAS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS PARA ÍNDIOS
ELANE LOBATO SAMPAIO
Prof. HOMERO LAMARÃO
UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
DIREITO – 6DIN2
03/12/2012
RESUMO
O presente texto trata sobre o sistema de cotas para indígenas dentro das universidades, trazendo um questionamentos quanto a sua eficácia e ratificando a sua importância, pois a inclusão social e educacional, não se vincula somente ao acesso dos índios as universidades, devendo ser necessário observar a qualidade e permanência dos índios nas salas de aula, juntamente com o apoio de uma estruturas universitárias condizentes com as suas diferenças. Pois assim, se quebrariam as resistências de alguns índios e dos brancos, quando o assunto é educação indígena.
Palavras-chaves: COTAS /UNIVERSIDADES/ ÍNDIOS
1. INTRODUÇÃO
Um dos pontos que vem sendo bastante discutido atualmente, são as ações afirmativas, ou seja, o sistema de cotas dentro das universidades, porém, sempre direcionando aos negros, entretanto este trabalho, irá abordar uma minoria que faz parte desta inclusão, são os indígenas.
Este povo que durante séculos foram alvo de discriminações e exclusões, faz parte do beneficio do sistema de cotas nas universidades, no entanto, questiona-se, se somente isso é o suficiente para que índios possam ingressar e concluir um cursos de nível superior, sem levar em consideração uma perspectiva pluricultural, que respeite a diversidade e a visão de mundo diferenciada dos povos indígenas.
2 CONTEXTO HISTÓRICO
Há séculos, no litoral brasileiro chegaram os portugueses iniciando um processo de migração que se estenderia até o início do século XX, e gradativamente foram se estabelecendo nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas, gerando um imenso impacto sobre as populações nativas das Américas. O processo de colonização devastou muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, através da ação das armas, do contágio por doenças