Costa. patricia
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
ANTIBIOGRAMA
MANAUS – AM
2013
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
ANTIBIOGRAMA
Trabalho elaborado sob a solicitação do Professor de Microbiologia, Fábio Maués, para obtenção de nota parcial da AP 2.
Alexandre Lima dos Santos
Angélica Patrícia Mendes
Patrícia de M. da Costa
Rosangela Fragoso
Salomão Cordeiro
Scarlet Saraiva
HISTÓRICO
Em 1940, quando a penicilina começou a ser produzida em maior quantidade, deu-se então a origem da “era dos antibióticos”, considerada na época a maior revolução na saúde pública e na medicina, chegou-se a afirmar que havíamos vencido a guerra contra as bactérias. Porém, Alexander Fleming, que descobriu a penicilina, previu o futuro.
Em 1966, William Kirby e Alfred Bauer estabelecem padrões para os testes de sensibilidade a antibióticos (antibiograma), que é o exame que determina qual antibiótico é capaz de combater a bactéria isolada de cada paciente. O médico passou a contar com informações importantes para decidir qual antibiótico usar em cada caso. Portanto, sempre que for possível esperar, deve-se aguardar o resultado do exame de cultura e antibiograma antes de iniciar um tratamento com antibióticos.
INTRODUÇÃO
Um antibiograma é um ensaio que mede a susceptibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos através do espectro de sensibilidade identificados na placa de cultura. Ágar Müeller Hinton é um meio de cultura em placas recomendado para a realização de antibiograma (teste de sensibilidade), é rico proteínas e carboidratos que fornece o substrato ideal para o desenvolvimento e crescimento de cepas bacterianas de interesse clínico. É recomendado pelo U.S. Fotsod and Drug Administrativo (FDA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o teste de sensibilidade/resistência os antibióticos de bactérias Gram positivas e Gram negativas, aeróbicas ou anaeróbicas facultativas, comumente encontradas