COSTA DO DENDE
COSTA DO DÊNDE
Eunápolis
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 HISTORIA 2
3 PONTOS TURISTICOS 2
3.1.1 Morro de São Paulo 2
3.1.2 Valença . 2
3.1.3 Ituberá 2
3.1.4 Igrapiúna. 2
3.1.5 Taperoá 2
3.1.6 Maraú 2
3.1.7 Nilo Peçanha 2
3.1.8 Camamu 2
3.1.9 Cairu 2
3.1.10 Ilha de Boipeba 2
4 CULTURA NA COSTA DO DENDÊ 2
5 GASTROMIA NA COSTA 2
6 PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA COSTA DO DENDÊ 2
7 CONCLUSÃO 2
REFERÊNCIAS 2
1 INTRODUÇÃO
Situada entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, a Costa do Dendê é um verdadeiro mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários.
As abundantes árvores de dendê, tempero que dá o gosto peculiar da culinária baiana, dão o toque final no cenário local. A natureza velada neste paraíso de grande diversidade ecológica divide a paisagem com um rico acervo histórico, herança do Brasil Colônia. Os povoados primitivos preservam características culturais tradicionais.
2 HISTORIA
A região baiana está pontilhada de cidades históricas, praias paradisíacas e muita natureza em lugares como Morro de São Paulo e Ilha de Boipeba.
A Bahia é um dos estados nordestinos mais requisitados para o turismo. Sua fama global de destino dos sonhos é evidenciada por diversos motivos: belezas naturais por toda parte, gastronomia de dar água na boca e um povo alegre e hospitaleiro. Ao sul de Salvador fica a chamada Costa do Dendê, uma das regiões baianas mais surpreendentes. Esse trecho litorâneo de 155 quilômetros reserva cidades, vilarejos e ilhas que, além da natureza preservada, são conhecidas pela rica cultura e excelente infraestrutura turística.
O nome da região foi dado graças às plantações do coqueiro-de-dendê, cujo óleo extraído é um dos ingredientes mais famosos da gastronomia baiana. A costa compreende oito municípios onde estão localizadas vilas, comunidades de povos