Cosmetologia
HISTÓRICO
O uso de cosméticos remonta há pelo menos 30.000 anos. Rituais tribais praticados pelos aborígines dependiam muito da decoração do corpo para proporcionar efeitos especiais, como a pintura de guerra. A religião era, também, uma razão para o uso desses produtos: Cerimônias religiosas. A queima de incenso deu origem a palavra perfume, que no latim quer dizer "através da fumaça".
Helena Rubinstein
Nascida na Polônia na época em que esta fazia parte do Império Austro-Húngaro, com 18 anos mudou-se para a Austrália onde começou a misturar fórmulas médicas e pomadas. A pele das mulheres australianas sofria devido aos efeitos do calor, do clima seco,assim abriu seu primeiro salão de beleza, em 1902. Mais tarde, em 1908, ela abre outro em Londres, e logo em seguida um em Paris, 1912, e Nova York, 1914.
Elizabeth Arden
Cursou e se formou em enfermagem. Anos mais tarde, em sua cozinha, começou a formular cremes para queimaduras e elaborou loções e pastas cosméticas, utilizando gorduras, leites e outras substâncias. Essas substâncias eram diferentes das dos médicos da época, e tinham finalidades hidratantes e nutritivas. Em 1910, ela abriu seu primeiro salão de beleza em uma loja na Quinta Avenida e com sua visão empreendedora, mudou seu nome para Elizabeth Arden e instalou na loja uma porta vermelha luminosa, começando também a divulgar seu negócio com o a propaganda de seus cremes e de sua massagens relaxantes e rejuvenescedoras.
Revlon: Empresa norte-americana fundada em 1932, pelos irmãos Charles e Joseph Revson, juntamente com o químico Charles Lachman. Ao procurar um nome para a marca, os três utilizaram o sobrenome Revson, mas com uma pequena mudança: a letra L, de Lachman, foi colocada no lugar da letra S. O primeiro produto de sucesso da Revlon foi um verniz de unha, chamado posteriormente de esmalte. Em apenas seis anos depois de sua criação a empresa já alcançava lucros milionários.
Avon
David McConnell (1886) vendia livros (incluindo