Cortina Atirantada
Desde a antiguidade o homem se depara com problemas relacionados às habitações e suas particularidades. Na tentativa de melhorar os locais de edificação fez-se uso de várias técnicas de construção, e estas foram evoluindo ao longo do tempo.
Hoje em dia, esses problemas ainda estão presentes, como por exemplo, o relevo e o solo. Podem-se destacar nesse contexto as obras de contenção, que visam solucionar problemas relacionados, principalmente, à estabilização de encostas.
Uma das primeiras soluções empregadas foi a sobreposição de pedras com grandes dimensões e massa valendo-se da gravidade, sendo que este método ainda é empregado atualmente.
Com a evolução dos materiais e métodos construtivos surgiram outras tecnologias que podem ser empregadas na execução de obras de contenção, como por exemplo, os muros de arrimo de flexão, são construídos em vários tipos de matérias e formatos, cada um com uma particularidade.
Cortina Atirantadapor exemplo, é um dos métodos mais modernos de contenção. Vale-se de tirantes protendidos e chumbadores para dar sustentação ao terreno. Pode ser de caráter provisório ou definitivo. Recomendada para cortes em terrenos com grande carga a ser contida ou solo que apresenta resistência a sua estabilidade.
CORTINA ATIRANTADA
Pode ser executada de concreto armado, projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados.
Um projeto de contenção com cortina atirantada especifica, entre outros itens, a extensão da parede de concreto armado, a quantidade e a profundidade dos tirantes, os tamanhos do trecho livre e do ancorado, a armação da parede, a resistência do concreto e o traço da calda de cimento. Todos os itens do projeto são dimensionados a partir de sondagens realizadas no terreno, como os ensaios de sondagem à percussão (SPT), que auxiliam no dimensionamento dos tirantes.
MÉTODO/TÉCNICA CONSTRUTIVA
Segue o sentido descendente, respeitando a retirada do solo em etapas, a fim