Corte e seção
Corte Total Corte Total é aquele que atinge a peça em toda a sua extensão, onde o plano de corte atravessa completamente a peça.
Meio corte
A metade da representação da peça é mostrada em corte, permanecendo a outra metade em vista. Este tipo de corte é peculiar às peças simétrica.
Corte Parcial
Apenas uma parte da peça é cortada para focalizar um detalhe, delimitando-se por uma linha contínua estreita à mão livre ou por uma linha estreita em zigue-zague.
Corte composto
Certos tipos de peças, como as representadas abaixo, por apresentarem seus elementos internos fora de alinhamento, precisam de outra maneira de se imaginar o corte. O tipo de corte usado para mostrar elementos internos fora de alinhamento é o corte composto, também conhecido como corte em desvio.
Vantagens
Para facilitar a interpretação dos detalhes internos, representados por linhas tracejadas, foi normalizada a utilização de vistas em corte. Quando utilizada
Quando a peça a ser desenhado possuir muitos detalhes internos, detalhes invisíveis, as projeções ortogonais terão muitas linhas tracejadas e poderão dificultar a interpretação do desenho.
SEÇÃO
Seção é um corte que representa somente a intersecção do plano secante com a peça. Em outras palavras, a seção representa a forma de um determinado ponto da peça,o perfil da peça. Quando utilizado
Quando o perfil da peça a ser trabalhada, precisa ser mostrado.
Seções sucessivas fora da vista
Quando se tratar de uma peça com vários elementos diferentes, é aconselhável imaginar várias seções sucessivas para analisar o perfil de cada elemento determinando. Seção dentro da vista
A seção pode ser representada rebatida dentro da vista, desde que não prejudique a interpretação do desenho.
Seção interrompendo a vista
Quando a seção é representada interrompendo as