Corrosão
Pode-se definir corrosão como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente aliada ou não a esforços mecânicos.
Sendo a corrosão, em geral, um processo espontâneo, está constantemente transformando os materiais de modo que a durabilidade e desempenho dos mesmos deixem de satisfazer os fins a que se destinam.
Os problemas de corrosão são frequentes nas mais variadas atividades, como por exemplo, nas indústrias químicas, petrolífera, petroquímica, naval, de construção civil, automobilístico e muitos outros. As perdas econômicas que atingem essas atividades são diretas e indiretas.
Em perdas diretas, o custo de substituição de peças ou equipamento que sofreram corrosão, os custos de manutenção dos processos de proteção. Em alguns setores, embora a corrosão não seja muito representativa em custos direto, deve-se levar em consideração o que ela pode representar em questões de segurança e interrupção de comunicações.
A corrosão, alem dos problemas associados com deterioração ou destruição de materiais, apresenta, sob determinado ponto de vista, um lado positivo. Assim, pode-se citar como processos corrosivos benéficos e de grande importância industrial: oxidação de aços inoxidáveis, como formação da película protetora de óxido de cromo; anodização de alumínio, que consiste na oxidação de peças de alumínio: ocorre a formação de oxido de alumínio, Al2O3, protetor e da boa aparência à peça e fosfatização de superfícies metálicas para permitir melhor aderência de tintas.
CORROSÃO
O QUE É CORROSÃO?
A corrosão consiste na deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. Ao se considerar o emprego de materiais na construção de equipamentos ou instalações é necessário que estes resistam à ação do meio corrosivo, além de apresentar propriedades mecânicas suficientes e características de fabricação adequadas. A corrosão pode