Corrosão
Técnico em Química
1) Como se classifica a velocidade de corrosão e qual sua importância?
Velocidade média de corrosão: pode-se estimar determinar o tempo de vida útil de uma determinada estrutura. Velocidade Instantânea: pode-se verificar a necessidade de aumentar ou diminuir a concentração de um inibidor num dado momento.
2) Quais os fatores que influenciam na velocidade de corrosão?
Efeito do oxigênio dissolvido, efeito do PH, efeito da temperatura e efeito de sais dissolvidos.
3) O que causa polarização por concentração?
É causada pela variação da concentração que ocorre entre a área do eletrólito que esta em contato com o eletrodo e o resto da solução.
4) Cite os fatores que causam o decrescimento dos valores de sobretenção de hidrogênio.
Aumento da temperatura, diminuição da densidade de corrente, aspereza da superfície metálica.
5) Defina curva de polarização potenciocinética e potenciostática.
Potenciocinética: É aquela onde se tem variação contínua ou em degraus do potencial do eletrodo, em função do tempo. O registro imediato da corrente, em função da variação de potencial, implicara na obtenção de uma curva de polarização, que será a resposta do sistema àquela variação de potencial imposta externamente.
Potenciostática: É aquela onde tem variação descontinua do potencial de eletrodo, modificando-o ponto a ponto e medindo-se a corrente correspondente, após sua estabilização. Neste caso, os valores obtidos, chamados valores estacionários, não são em função do tempo.
6) Comente sobre o efeito da temperatura na velocidade de corrosão.
De modo geral o aumento da temperatura acelera a corrosão, pois tem-se diminuição da polarização e da sobretenção, aumento da condutividade do eletrólito e da velocidade de difusão dos íons. Entretanto, pode retardar a corrosão pois diminui a solubilidade do oxigênio em água.
7) Quais os dois tipos de curvas de polarização a corrente controlada? Dê sua definição.
Pode ser galvonocinética