Corrosão
TIPOS DE CORROSÃO
Química : Aplicação de um agente químico directamente sobre o material, sem transferência de electrões de um área para a outra.
Electroquímica: A corrosão por processos electroquímicos apresenta mecanismos idênticos sempre constituídos por regiões nas quais há a formação de ânodos e cátodos, entre as quais há a circulação de electrões e no meio a circulação de iões.
FORMAS DE CORROSÃO
Corrosão Uniforme
A corrosão uniforme consiste no ataque de toda a superfície metálica em contacto com o meio corrosivo com a consequente diminuição da espessura.
Este tipo de corrosão ocorre em geral devido a micro pilhas de acção local e é, provavelmente, o mais comum dos tipos de corrosão principalmente nos processos corrosivos de estruturas expostas à atmosfera.
A corrosão uniforme é uma forma de desgaste de mais fácil acompanhamento, em especial quando se trata de corrosão interna em equipamentos ou instalações, tendo em vista que a perda de espessura é aproximadamente a mesma em toda a superfície metálica.
É um tipo de corrosão importante do ponto de vista de desgaste, podendo levar o equipamento ou instalação a falhas significativas, limitando a sua vida útil.
Corrosão por placas
A corrosão por placas dá-se quando os produtos da reacção da corrosão se formam em placas que progressivamente desprendem-se do volume do material. É comum em metais que formam películas,
Corrosão alveolar
A corrosão alveolar ocorre quando a perda de volume provocado pela corrosão se dá sob a forma mais localizada, com maior profundidade que a corrosão por placas e sem o desprendimento de material não corroído, passando a formar crateras. São frequentes em metais que formam películas semi-protectoras ou quando o processo de corrosão se dá por depósito.
Corrosão Puntifome
Este tipo de ataque, assim como a intergranular e intragranular, é uma das formas mais perigosas em que a