corrosão
● Corrosão do Ferro na atmosfera Após uma semana que a palha de aço foi colocada no fundo da proveta que continha água e ar, observou-se que houve a corrosão da palha de aço. Isso aconteceu porque havia, no sistema, umidade, oxigênio e uma substância que tende a oxidar. A reação que representa o processo ocorrido é:
Semirreação de oxidação: Fe(s) → Fe2+(aq) + 2 e-
Semirreação de redução: O2(g) + 2 H2O(l) + 4 e- → 4 OH-
Reação global: 4 Fe(s) + 3 O2(g) + 3 H2O(l) → 2 Fe2O3 . 3H2O (aq) Além disso, foi observado também que o volume de ar final foi menor que o volume de ar inicial e o nível de água subiu cerca de 2,5 mL e. Essas variações devem-se ao fato de a oxidação do ferro consumir parte do gás oxigênio presente na bureta selada assim, a pressão dentro da bureta diminui. Segundo o Princípio de Pascal, parte da água que estava do lado de fora da bureta entra nesta para que as pressões internas e externas, em um mesmo nível, sejam iguais.
● Corrosão Úmida do Ferro No tubo 1, que continha água da torneira, foi observado manchas pretas no prego que estava limpo e a presença de um precipitado alaranjado na solução, que era incolor e homogênea. Isso ocorreu devido à lenta corrosão do ferro na presença de umidade e gás oxigênio. A reação que representa esse processo é:
2 Fe(s) + 3/2 O2(g) + x H2O(l) → 2 Fe2O3 . x H2O(s)
O precipitado alaranjado observado deve-se à formação de um óxido de ferro hidratado. Nos tubos 2 e 3, que continham HCl diluído e HCl concentrado respectivamente, foi observado que o prego, que estava limpo, apresentou algumas manchas pretas indicando a corrosão do ferro e, a solução, que era incolor, adquiriu uma coloração esverdeada. Esta coloração é devido à formação de FeCl2(s). A reação que representa o processo ocorrido é:
Fe(s) + 2 HCl(aq) → FeCl2(s) + H2(g)
Em relação a esses dois tubos, foi ainda observado que a corrosão foi mais rápida no tubo que continha HCl concentrado,