Corrosão
Professor: Wellington Marcos
Data: 20/10/2011
CINÉTICA QUÍMICA II
Introdução:
Cinética química é utilizada para descrever o estudo quantitativo das variações de concentração com o tempo quando ocorre uma reação. O objetivo principal é o estudo da velocidade das reações químicas.
Exemplo: Determinar o mecanismo da reação (caminho percorrido pela reação); Coletar e analisar dados cinéticos experimentais (métodos que permitam medir a velocidade das reações, desde as mais lentas até as explosivas); Projetar reatores; Definir as condições operacionais (temperatura, pressão, composição da alimentação, condições de fluxo, grau de mistura, condições do catalisador e parâmetros envolvidos na transferência de calor e massa).
Objetivo
É uma reação de rapidez que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. A combustão de uma vela e a formação de ferrugem. Ex. de reações lentas. Na dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida. As velocidades das reações químicas são determinadas através efeito da concentração dos reagentes e dos produtos. As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e podem ser alteradas, porque dependem de outros fatores como:
Concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação. Para que aconteça uma reação entre duas ou mais substâncias é necessário que as moléculas se choquem, de modo que haja quebra das ligações com consequente formação de outras novas. O número de colisões irá depender das concentrações.
[pic]
Moléculas se colidem com maior frequência se aumentarmos o número de moléculas reagentes. É fácil perceber que devido a uma maior concentração haverá aumento das colisões entre as moléculas.
Superfície de contato: O aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação.Quando dissolvemos um comprimido de sonrisal triturado e ele se dissolve mais rapidamente do que