Corrosao
A corrosão dos metais é um processo no qual o metal em questão é deteriorado por meio de reações de oxirredução entre ele e os agentes com os quais entra em contato. No experimento em questão, será abordada a corrosão do ferro, bem como algumas formas de proteção deste metal. Estruturas de edifícios, carros e pontes, por exemplo, ficam expostas a agentes naturais como a água e o oxigênio do ar, sofrendo inúmeros danos relacionados à corrosão dos metais presentes em sua constituição. Grandes quantidades de metais perdidas precisam ser repostas anualmente, gerando prejuízos econômicos e sociais. O ferro, ao entrar em contato com a água, forma o composto Fe2O3, popularmente chamado de ferrugem, a qual vai se soltando da superfície do metal, expondo-o cada vez mais à ação de agentes naturais. Como a corrosão prossegue até que a peça seja totalmente deteriorada, foram desenvolvidos métodos de proteção como o que será abordado a seguir, a proteção anódica e catódica. A proteção catódica consiste em tornar o metal a ser protegido em cátodo de uma célula eletroquímica, forçando uma polarização catódica. Este método geralmente é utilizado em estruturas submersas, já que necessita de um eletrólito contínuo, o que não se encontra na atmosfera. Já a proteção anódica é um método de aumento da resistência à corrosão, aplicando uma corrente anódica na estrutura que se deseja proteger.
Objetivo
O objetivo do experimento em questão é observar a corrosão do ferro imerso em solução gelatinosa de agar agar com água, assim como investigar a proteção desse através de processos chamados proteção catódica e anódica.
Método
Material utilizado: * 3 placas de Petri * 200 mL de água destilada * 2g de agar agar * 5 pregos de ferro limpos e retos, 1 prego torto * 2 fios de cobre * 1 fita de magnésio * zinco em pó * solução 0,1% de fenolftaleína * ferrocianato de potássio 0,1M
Primeiramente foram aquecidos 200 mL