corrosao
Pode-se definir a corrosão como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica do meio ambiente associada ou não a esforços mecânicos. A deterioração causada pela interação físico química entre o material e o seu meio operacional representa alterações indesejáveis, sofridas pelo material, tais como desgaste, variações químicas ou modificações estruturais, tornando-o inadequado para o uso.
Sendo a corrosão, em geral, um processo espontâneo, está constantemente transformando os materiais metálicos de modo que a durabilidade e o desempenho do mesmo deixam de satisfazer os fins a que se destinam.
Em alguns casos, pode-se admitir a corrosão como inverso do processo siderúrgico, cujo objetivo principal é a extração do metal a partir de seus minérios ou de outros compostos, ao passo que a corrosão tende a oxidar o metal. Assim muitas vezes o produto da corrosão do metal é bem semelhante ao minério do qual é originalmente extraído. O oxido de ferro mais comumente encontrado na natureza é a Hematita.
Neste trabalho, falaremos sobre a corrosão não associada a esforços mecânicos e sobre a corrosão em metais.
2. IMPORTÂNCIA
Os problemas de corrosão são freqüentes e ocorrem nas mais variadas atividades, como por exemplo, nas indústrias química, petrolífera, petroquímica, naval entre outras. E as perdas econômicas que atingem essas atividades são classificadas como diretas e indiretas. As diretas são custos de substituição, manutenção dos processos de proteção. As perdas indiretas são desde paralisações acidentais até superdimensionamento de projetos.
Os casos benéficos da corrosão, são de grande importância industrial como a oxidação de aços inoxidáveis de titânio com formação das películas protetoras de óxidos de cromo e titânio, alumínio anodizado, que consiste na oxidação de peças de alumínio colocadas no anodo de cubas eletrolíticas, ocorre a formação de óxido de alumínio, protetor e confere bom aspecto