Corrosao
Introdução
A corrosão é um fator que causa muitas perdas, inclusive nas indústrias, que necessitam fazer trocas e manutenções em tubulações ou equipamentos feitos de materiais corrosivos.
O estanho é um material muito utilizado nas fábricas para recobrir recipientes, latas, e assim, evitar ferrugem, isso porque seu potencial de redução é superior em relação a outros materiais, como o ferro, por exemplo, protegendo o metal que se deseja manter inalterável.
O experimento que será explanado no relatório a seguir tem como finalidade apresentar com clareza como ocorre o processo de corrosão em latas de acordo com o material que são feitas e meio que estão submetidas.
Resultados e Discussões
Foram realizadas quatro práticas com a finalidade de verificar a corrosão em latas de aço. Utilizamos quatro latas de Nescau, enumeramos as mesmas de 1 a 4 e então as submetemos a meios diferentes. A primeira continha água doce até em torno de 2 ou 3 cm antes de da borda superior, a segunda foi arranhada expondo o ferro e foi colocada água até a proximidade da boca, a terceira lata foi arranhada e então, inserimos água salgada, na quarta além dos arranhões e água salgada foi colocada uma placa de zinco.
Fizemos observações das quatro latas durante quatro dias. A cada vinte e quatro horas verificamos os fenômenos ocorridos e fizemos as anotações. A lata 1 foi a que menos sofreu o processo de corrosão. Esse fator foi exposto apenas nas bordas inferiores da lata, já que o ferro não estava exposto à água e sim o estanho e este tende a ser reduzido, protegendo o ferro.
A segunda lata sofreu bastante corrosão, visto que o ferro reagiu, funcionando como ânodo e a água como cátodo, acontecendo assim, o processo de corrosão. Essa foi uma das que mais sofreu corrosão, ficando atrás apenas da lata 3.
A lata 3, que continha sal foi a mais corroída, prejudicada, visto que os sais dissolvidos tem uma ação despolarizante, aumentando a condutividade de íons, favorecendo a