CORRELATO MASP
1387 palavras
6 páginas
- FICHA TÉCNICALocal: Av. Paulista, Bela Vista, São Paulo, Brasil.
Data de projeto: 1956
Data de execução: 7/11/1968
A. do terreno/dimensões:
A. Construída: 11.000 m² divididos em 5 pavimentos e com vão livre de 74 metros
Tipo de obra: Cultural
Estrutura: Concreto
Materialidade: Concreto e Vidro
Arquiteto: Lina Bo Bardi
Engenheiro: Isac Grabman
- CONTEXTO HISTORICO
Considerado ícone da capital paulista, o MASP encontra-se num ponto privilegiado de SP, o cruzamento de dois eixos viários sobrepostos: a Av. Paulista e o túnel da Av. 9 de Julho. Sua aparência única é fruto quase que totalmente de uma profunda pesquisa sobre a relação entre o museu e a cidade. Reconhecido como marco da arquitetura e engenharia brasileira, o MASP é sem dúvida um também um marco no desenho urbano. Lina Bo Bardi projetou o edifício que abrigaria o acervo pensando em profundamente em seu entorno. Sendo sua localização um dos pontos mais altos da cidade, o MASP foi inserido numa Av. que passava de residencial para uma região de caráter central.
O nome do bairro talvez seja auto-explicativo, Bela Vista, o bairro da Avenida Paulista possuía uma vista para o centro da cidade.
Para manter essa relação com o entorno edifício é elevado deixando um vão livre da extensão total do museu.
- TERRENO / IMPLANTAÇÃO O Terreno, em que hoje se localiza o MASP foi escolhido por Lina Bo Bardi como o único lugar digno para a construção do museu, devido à sua projeção popular, que oferecia um terraço ensolarado para as crianças e um centro político para a cidade de São Paulo, quando abrigava o antigo Trianon. - ACESSOS
O MASP tem seu acesso principal pela Av. Paulista, que tem acesso por todos os lados de São Paulo, por ser uma área central, podendo se chegar a ele também pelo metro, pela Linha 2-Verde, parando na estação Masp-Trianon que se encontra bem próxima do museu.
- CONCEITO E PARTIDO / METODOLOGIA DO PROJETO Os primeiros croquis demonstram um pensamento totalmente distinto da solução