Corpo, saúde e beleza - efeitos fisiológicos, morfológicos e psicossocias do treinamento físico

651 palavras 3 páginas
TRABALHO DE ED.FISÍCA
TEMA: CORPO SAÚDE E BELEZA – EFEITOS FISIOLÓGICOS
MORFOLÓGICOS E PSICOSSOCIAIS DO TREINAMENTO FÍSICO

ÍNDICE

INTRODUCÃO
EFEITOS FISIOLÓGICOS
EFEITOS MORFOLÓGICOS
PSICOSSOCIAIS DO TREINAMENTO FÍSICO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, o conceito de saúde tem sido ampliado para Promoção de Saúde, que enfatiza a importância do desenvolvimento comunitário nas questões da saúde individual e coletiva. Nessa atual definição, há duas grandes perspectivas de atuação: de um lado, atividades individualizadas focando os estilos de vida e concentrando-se em componentes educativos relacionados aos riscos comportamentais modificáveis. Por outro lado, atividades voltadas ao coletivo por meio de políticas públicas e de ambientes favoráveis ao desenvolvimento da saúde.

EFEITOS FISIOLÓGICOS
Efeitos fisiológicos agudos imediatos:
Também conhecidos como respostas, são aqueles que acontecem em associação direta à sessão de exercício. Os efeitos agudos imediatos são os que ocorrem nos períodos per e pós-imediato do exercício e podem ser exemplificados pelos aumentos de freqüência cardíaca (FC), ventilação pulmonar e sudorese, habitualmente associados ao esforço.

Efeitos fisiológicos agudos tardios:
São os efeitos fisiológicos observados ao longo das primeiras 24 horas que se seguem a uma sessão de exercícios e podem ser exemplificados como na discreta redução dos níveis tensionais, especialmente, nos hipertensos, e no aumento do número de receptores de insulina nas membranas das células musculares.

Efeitos fisiológicos crônicos:
Também denominados como adaptações, são aqueles que resultam da exposição freqüente e regular às sessões de exercícios, representado os aspectos morfofuncionais que diferem um indivíduo fisicamente treinado, de outro sedentário. Dentre os achados mais comuns dos efeitos crônicos dos exercícios

Relacionados