Corpo Animal II
Nesse trabalho podemos reconhecer anatomicamente e funcionalmente algumas estruturas essenciais e que estão presentes no dia a dia do Médico Veterinário.
Esse trabalho irá apresentar algumas ilustrações que nos auxiliam a reconhecer algumas estruturas como os principais linfonodos palpáveis no dia a dia clínico. Veremos também a importância clinica e cirúrgica da veia cefálica bem como explicar o método de acesso a diáfise do Úmero e o conceito de Não união de processo ancôneo. Outra doença ligada a ossos é a doença do osso navicular, onde apresentamos a doença, sintoma e tratamento.
2 Linfonodos palpáveis
Figura 1: Esquema de apresentação dos linfonodos palpáveis1
2.1 Linfonodos Mandibulares
São laterais a faringe. Os linfonodos mandibulares situam-se no angulo da mandíbula ventralmente as glândulas salivares e parótidas.
Em geral os linfonodos são macios e ovóides ao contrário da textura irregular das glândulas salivares.
Eles têm a função de drenar pele, lábios, musculatura da cabeça, septo nasal, língua e glândulas salivares.
2.2 Linfonodo Pré-escapular
Em geral eles são palpados bem a frente da margem cranial da escapula. Essa palpação pode ser difícil em pacientes obesos ou muito musculosos.
Eles drenam os membros torácicos, pescoço, terço proximal do tórax.
2.3 Linfonodo Axilar
O linfonodo axilar está localizado junto ao plexo axilar, envolto em uma massa de gordura ventral à artéria toracodorsal (ramo da artéria subescapular), na região entre a primeira e a segunda costela. Este linfonodo drena as primeiras mamas craniais.
Eles nem sempre são sempre palpáveis em razão de sua forma semelhante a disco e músculos adjacentes;
2.4 Linfonodo Inguinal
Eles localizam-se na junção da parede abdominal com a face medial da coxa. Sua palpação pode ser difícil em pacientes obesos.
2.5 Linfonodo Poplíteo
São palpáveis na parte caudal da articulação do joelho. Esse linfonodo drena o membro