coração artifical
Autores: Roberto Vito ARDITOI, João GARUTTIII, Ricardo Souza BENEZIII, Alexandre Rossi SILBERMANIII
Descritores: bomba centrífuga, suporte circulatório, choque cardiogênico
RESUMO:
O presente trabalho descreve o desenvolvimento de uma bomba centrífuga magnética, portátil de fácil instalação e baixo custo, que pode ser utilizada em pacientes que precisam de suporte circulatório temporário e que foi empregada em 65 pacientes submetidos a cirurgia cardíaca.
INTRODUÇÃO
O tratamento da insuficiência cardíaca congestiva (ICC), no seu estágio final, tem sido alvo de pesquisas em todo o mundo nas últimas décadas, com especial atenção à assistência circulatória mecânica.
O transplante cardíaco tem sido a única solução, com excelentes resultados individuais, mas, a cada ano, o número de doadores disponíveis no mundo não ultrapassa 3.000, razão pela qual o transplante cardíaco, ainda que eficiente, produz resultados limitados, com pouco impacto nas estatísticas mundiais. Assim sendo, cresce o interesse por alternativas terapêuticas para o suporte circulatório, como os corações artificiais, temporários ou definitivos3.
O impacto dessa nova modalidade no tratamento da falência miocárdica já se faz notar, assim como a grande variedade de equipamentos disponíveis, com resultados animadores.
A inexistência de um propulsor cardíaco disponível no nosso meio levou-nos a investir no desenvolvimento de um modelo de suporte circulatório capaz de reunir as seguintes características: simplicidade, segurança, portabilidade, compatibilidade com acessórios descartáveis facilmente disponíveis no mercado nacional e, sobretudo, baixo custo, permitindo seu amplo uso nas mais diferentes situações de falência cardíaca.
AbioCor[
No dia 2 de julho de 2001, pacientes com insuficiência cardíaca tiveram suas esperanças renovadas quando cirurgiões no Jewish Hospital em Louisville, Kentucky, realizaram o