coraçao grande
A cardiomegalia, popularmente conhecida por doença do coração grande, pode atingir homens e mulheres de todas as idades.
Frequentemente, é diagnosticada após os 20 anos de idade, quando o indivíduo apresenta os primeiros sintomas da doença.
Sintomas da Cardiomegalia
Na cardiomegalia o indivíduo apresenta sintomas como falta de ar e fraqueza, ao realizar pequenos esforços, como subir 4 degraus de escada. Os desmaios podem ser mais ou menos frequentes, dependendo do tipo de ocupação do indivíduo.
Causas da Cardiomegalia
As principais caudas de cardiomegalia são doença de Chagas e hipertensão (pressão alta). Outras causas: alcoolismo, doenças das válvulas cardíacas, miocardiopatias.
Com o coração grande, o sangue circula com maior dificuldade, pois o coração não consegue bombear o sangue com a força necessária. Isso pode vir a gerar uma insuficiência cardíaca ou, até mesmo, outras doenças que também afetam o coração.
Diagnóstico da Cardiomegalia
O diagnóstico da cardiomegalia é feito com base na história clínica do indivíduo, com o resultado do raio-x de tórax e do eletrocardiograma (ECG). Porém, o melhor exame para a avaliar o tamanho das câmaras cardíacas e sugerir a causa do aumento do coração é a ecocardiografia ( ECO).
Alguns indivíduos nascem com uma pré- disposição para a doença, devido a uma herança genética. Somente o médico cardiologista pode determinar a causa e indicar a melhor forma de tratamento, que geralmente é feito com medicamentos que regulam as batidas do coração.
Tratamento para Cardiomegalia
O tratamento para a cardiomegalia consiste no uso de medicamentos diuréticos para aliviar a pressão sobre o coração e os remédios para o coração propriamente ditos, como betabloqueadores (carvedilol, metoprolol, bisoprolol) e os inibidores da enzima conversora de angiotensina (enalapril, captopril, ramipril), dentre outros.
Se não for suficiente, pode-se recorrer à
cirurgia