Cor na industria
Trabalho sobre cor e natureza
Conforme pesquisa realizada notou-se a grande importância das cores na indústria de modo geral. Com o foco direcionado para a industria automobilística brasileira foi notado que a cor branca esta voltando ao gosto da maioria, tomando lugar do prata e da cor preta.
Durante a pesquisa foi notável a dificuldade de se achar o branco em imagens de revista que tenham ligação com a natureza, a partir dessa dificuldade a cor foi substituída pelo azul que se mostrou uma cor abundante tanto em produtos diversos quanto em fotografias, principalmente de aves e o oceano de modo geral. A cor vermelha por outro lado, continuou ser um calcanhar de Aquiles, pois imagens de frutas ou animais que tenham predominantemente o vermelho como cor característica foi de difícil aquisição, apesar das diversas fontes utilizadas, mesmo revistas com o foco na natureza e paisagismo se mostraram contrárias a busca.
Não fugindo do objetivo é notável que alguns homens buscam nos carros com cores vibrantes como o vermelho, amarelo ou o meio-termo disso o laranja como forma de chamar atenção do sexo oposto, a quantidade de propaganda de carros esportivos com as cores citadas é maior, enquanto um carro voltado para a família utiliza-se de cores como o azul ou branco. Nos bens de consumo de maneira geral nota-se a diversificação tanto de cores quanto de texturas na apresentação do produto. Notei a utilização extensa de cores puras e vivas nos produtos, em objetos que costumeiramente havia ausência delas hoje há uma explosão de cores que permitem ao consumidor final escolher baseados no seu gosto pessoal.
Conclui que hoje, longe de muitas dificuldades que existiam na aplicação de cores em superfícies metálicas ou de fibras, as paletas disponíveis para o consumidor não ficam muito distantes entre os diferentes fabricantes de automóveis, portanto vivemos em uma época onde o clássico vermelho esportivo e o novo branco perolizado andam