Quimica
Reações dos Metais Alcalinos e
Reações dos Hidroxidos de Metais Alcalinos
Paulo Cesar dos Santos
10/10
Turma: 2M02
Nota:
Eduardo Lima Pimentel
Jhonatan Felipe Leite
Wanderson Araújo
Nova Venécia-ES, Outubro de 2014
INTRODUÇÃO
O sódio é um metal fortemente eletropositivo, desloca o hidrogênio da água a temperaturas ordinárias. Quando um pequeno pedaço de sódio é colocado em água á temperatura ambiente, ocorre reação violenta e o pedaço de sódio reage rapidamente com a água formando hidróxido de sódio e desprendendo hidrogênio conforme a reação: 2Na(s)+2H20-->2OH(-)+H2
A reação do sódio metálico com água é de oxi-redução, onde o sódio metálico é oxidado e o hidrogênio presente na molécula de água é reduzido a hidrogênio gasoso.
NaOH pode ser preparado em laboratório (com o Maximo de cuidado) pela adição de pedaço muitos pequenos de sódio metálico em água, como também pela reação do carbonato de sódio (Na2CO3) como hidróxido de cálcio.
Para se prepara o hidróxido de sódio (NaOH), pode ser usado o sódio metálico dissolvido em água, como já dito anteriormente, mas também pode-se reagir carbonato de sódio com hidróxido de potássio. Quando esta reação acontece, ocorre a precipitação do carbonato de cálcio, e o hidróxido de sódio permanece na solução. Esta reação é conhecida como calcificação.
Na2CO3 + Ca(OH)2 → CaCO3 + 2NaOH
Hidróxidos insolúveis podem ser obtidos em laboratório, a partir de reações de precipitação, entre uma base de metal alcalino com sais solúveis de metais.
OBJETIVO
Mostrar a reação violenta entre o sódio metálico com água, e mostrar que, os metais utilizados no experimento, reagem com hidróxido de sódio (NaOH) formando um sal e o respectivo hidróxido do metal presente na reação.
MATERIAIS E REAGENTES
1 béquer de 250 mL; Sódio metálico
2 béquer de 50 mL; Álcool