copa
Nº: 23
Série: 7º ano - A Nota:
Brasão de Armas
ECONOMIA
O país oferece elevado padrão de vida. Conforme dados divulgados em 2010 pela ONU, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) suíço, com média de 0,874, é o 13° maior do mundo. A expectativa de vida é a terceira maior do planeta (81,4 anos), inferior apenas à do Japão (82,4 anos) e da Islândia (81,6 anos). Somente 1% dos habitantes com idade superior a 15 anos não são alfabetizados; a taxa de mortalidade infantil é de 4 óbitos a cada mil nascidos vivos.
A economia nacional é impulsionada pela produção de relógios, que são conhecidos mundialmente pela qualidade. Outros segmentos importantes do setor industrial são o químico, mecânico e metalúrgico. Outro destaque da Suíça é o papel financeiro internacional que o país desempenha, sendo o principal centro bancário do mundo. O turismo é desenvolvido principalmente nas estações de esqui localizadas na cordilheira dos Alpes.
Produtos Agrícolas: beterraba, batata, trigo, tomate e cevada.
Pecuária: bovinos, suínos, caprinos e aves.
Mineração: sal rochoso
Indústria: farmacêutica, produtos lácteos, relógios e máquinas.
Renda per capita: US$ 54.600 (estimativa 2012).
PIB: US$ 362,4 bilhões (estimativa 2012)
LÍNGUA
A Suíça tem oficialmente quatro línguas: o alemão, o francês, o italiano e o romanche falados, respectivamente, em 63.7 %, 20.4%, 6,5% e 0,5% do território. Esta diversidade linguística deve-se à vizinhança da Suíça: a Itália, de expressão italiana, a Alemanha, o Liechtenstein e a Áustria, de expressão alemã e, por fim, a França, de expressão francesa.53
Esta divisão por línguas dá na realidade uma divisão de facto em Suíça alemã, Suíça romanda, Suíça italiana e Romanche.
As pessoas nas áreas fronteiriças entre duas línguas vão crescendo a aprender ambas as línguas, tornando-se bilingues.
MOEDA
Moeda: franco suíço
O franco suíço é o resultado da união