copa
A Copa das Confederações teve sua primeira edição realizada na Arábia Saudita, em 1992. Naquela época o torneio era chamado de Copa do Rei (King Fahd Cup) e participaram do evento apenas a própria Arábia Saudita e outras três seleções convidadas: Costa do Marfim, Estados Unidos e Argentina – que acabou vencendo a competição.
Em 1995, novamente a Arábia Saudita promoveu a competição. Desta vez, seis seleções disputaram o evento – Argentina, Dinamarca, Japão, México, Nigéria e a seleção anfitriã – Arábia Saudita. A grande surpresa ficou por conta do título conquistado pela Dinamarca que bateu a Argentina na grande final por 2 a 0.
O número de espectadores nas duas edições (280 mil), apesar de realizadas na Arábia Saudita e não serem oficiais, era atraente e a FIFA viu com bons olhos o evento, chamando para si a organização do mesmo a partir de 1997.
CAMPEÕES E VICE-CAMPEÕES
Ano
Sede
Campeão
Vice-campeão
1992
Arábia Saudita Argentina Arábia Saudita
1995
Arábia Saudita Dinamarca Argentina
1997
Arábia Saudita Brasil Austrália
1999
México México Brasil
2001
Coréia do Sul e Japão França Japão
2003
França França Camarões
2005
Alemanha Brasil Argentina
2009
África do Sul Brasil Estados Unidos
RESUMO
O presente trabalho aborda a importância do brincar no desenvolvimento das crianças e a sua aplicabilidade na educação infantil, demonstrando a relevância do lúdico como eixo do trabalho pedagógico das instituições de educação infantil. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, a qual revelou a necessidade dos profissionais da educação infantil superarem a dicotomia entre brincar e aprender, visto que ambos são processos que se complementam.
Palavras-chave: brincar; criança; aprendizagem; escola; professor....