Copa
Introdução
A logística é responsável pelo controle de todo o processo que envolve o gerenciamento, movimentação, armazenagem e transporte de materiais. Tudo isto com os objetivos, de satisfazer o cliente e buscar minimização de custos.
A Logística é dividida em dois tipos de atividades: as principais, que são: transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos; e as secundárias: armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistema de informação.
Normalmente pensamos em logística como um processo de gerenciamento do fluxo de materiais de seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo. No entanto, também existe um fluxo de logística reverso, que gerencia a movimentação entre o ponto de origem e de consumo.
Este fluxo é usual para muitas empresas, pois há um reaproveitamento dos recursos utilizados no processo de fabricação, como, por exemplo, as empresas fabricantes de bebidas, que gerenciam as garrafas consumidas e incentivam seu retorno até o ponto de origem, isto é, de fabricação.
Os objetivos principais da introdução da logística reversa em uma empresa são:
1. ECONÔMICO OU DE RECUPERAÇÃO: agregação de valor monetário e diminuição das perdas pela recuperação do valor empregado no processo produtivo.
2. IMAGEM CORPORATIVA: pode ser alcançado através do cumprimento de objetivos ecológicos que demonstram a preocupação com os problemas ambientais, mediante o cumprimento de legislações expressas que obrigam aos fabricantes a providenciar a coleta e destino de produtos perigosos ou objetivos sociais a favor da comunidade, entre os que destacam-se determinadas ações como as doações.
3. COMPETITIVIDADE: por diferenciação do nível de serviços aos clientes, os ganhos evidenciam-se na fidelização de clientes e competitividade de custos pelas economias na confecção dos produtos
Modelo gráfico:
Diferenças entre o fluxo direto e o fluxo reverso
FLUXO DIRETO