Copa de 2014 - Pontos negativos
Gabriel Lucas
Marcos Vinícius
Phelipe Augusto
Rafael Santana
Sigê Geraldo
Efeitos negativos da realização da Copa do Mundo no Brasil
Má qualidade devida á pressa de concluir as obras
- Em função dos prazos e burocracias, muitas obras podem ser tocadas rapidamente, diminuindo assim a qualidade das construções. Má administração por parte dos responsáveis pelas obras para a copa pode ser atribuída em parte á atual política nacional que muitas vezes é ineficaz quando o assunto é grandes obras sociais.
Aumento no preço dos demais setores de comércio
- O evento inflaciona os serviços, principalmente de hotéis, antes e durante a Copa do Mundo. Mesmo pessoas que não vão assistir aos jogos pagarão preços salgados em diárias de hotéis e serviços nas cidades que serão sedes. A falta de políticas econômicas firmes faz com que o comércio em geral faça o que é esperado, isto é, ser capitalista. Devido ao grande número de turistas e fluxos de pessoas durante o evento, as empresas aumentam o preço de seus serviços á fim de que lucrem mais.
A imagem do Brasil
- Se o evento não for bem sucedido, apresentando problemas diversos, a imagem do Brasil no exterior poderá ficar manchada. O Brasil poderá ser visto como um país desorganizado e ineficiente, diminuindo a confiança no país e os investimentos estrangeiros. Se por um acaso a copa venha a ser um fracasso, a nossa credibilidade internacional estará manchada, uma vez que aos olhos dos estrangeiros seríamos uma nação em completa desordem. Isso é explicado pelos conflitos população V.S. governo, os quais são exaustivos e prejudiciais para ambos. Do mesmo modo, comprometeria os investimentos estrangeiros que são de suma importância para o nosso desenvolvimento socioeconômico. Políticas apaziguadoras seriam bem vindas para evitar possíveis transtornos.
Possível abandono ou má utilização dos estádios