Coordenadas Geográficas
Meridiano: é a linha imaginária que resulta de um corte efetuado num modelo geométrico da Terra por um plano que contém o seu centro. Quando esse modelo é uma esfera, o meridiano é uma semi-circunferência (180º graus); quando é um elipsoide de revolução, é uma semi-elipse. Em ambos os casos, o meridiano contém os polos e é perpendicular a todos os paralelos e ao equador.
Círculo Polar Antártico: é a linha imaginária (paralelo) cuja latitude é 66º6/10 Sul e que corresponde ao complemento de 23º4/10 abatido nos Trópicos. O Círculo Polar Antártico passa pelas partes mais ao norte da Antártida. Durante o Inverno Austral, a partir dessa linha as noites absolutas, com 24 horas de duração, vão se acumulando em direção ao Pólo Sul e durante o Verão acontece o contrário, pelo menos um dia de luz absoluta (24 horas de Sol, Sol da meia-noite) pode ser registrado nesse paralelo.
Círculo Polar Ártico: é o paralelo da latitude 66º 33’ 44" 1 (ou 66.5622°) Norte. Define uma linha imaginária no planeta, ao norte da qual há pelo menos um dia de noite absoluta (24 horas de escuridão) no inverno e pelo menos um dia de luz absoluta (24 horas de sol) no verão boreal (sol da meia-noite) por ano.
Equador: é o nome dado à linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra com o plano que contém o seu centro e é perpendicular ao eixo de rotação. Devido a pequenos movimentos do eixo de rotação em relação à crosta terrestre - ocasionadas por diversos fatores - os polos geográficos não encontram-se em pontos fixos da superfície terrestre, e pela mesma razão a posição do equador também não é rigorosamente constante no referencial da crosta, motivo pelo qual é adotada, para a maioria dos efeitos geodésicos, uma posição média. O equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o hemisfério norte, ou setentrional, que contém o polo norte, e o hemisfério sul, ou meridional, que contém o Polo Sul. O