Cooperativa
3
Enquadramento
4
O Sector cooperativo
5
O que é uma cooperativa?
5
Quais são os valores cooperativos?
6
Quais são os princípios cooperativos?
8
Quais são os ramos cooperativos?
10
Como criar uma cooperativa em 9 passos
14
Conclusão
14
Bibliografia
15
Checklist
Enquadramento
Desde sempre, as pessoas se reúnem para satisfazer necessidades comuns.
“No sentido lato, cooperar, isto é, unir e coordenar os meios e os esforços de cada um numa atividade comum, com vista a conseguir-se um resultado desejado e prosseguido por todos, é uma atitude humana que se verifica em todas as épocas da humanidade, mesmo nas mais recuadas.
Este mesmo costume de entreajuda, alimentado pela necessidade que cada indivíduo tem de todos, ainda hoje o podemos observar. Põe em evidência o instinto e a tradição de auxílio mútuo, de ação em comum, de posse e de gestão comunitária que se manifestam na consciência e na vida popular de todos os tempos e em todos os países.” 1
As cooperativas são uma forma de organização que assenta nas pessoas. Trabalhando em comum, essas pessoas têm vindo a criar benefícios e respostas que vão de encontro às principais necessidades e problemas por elas sentidas.
São ainda espaços privilegiados para o exercício da democracia, onde se pratica a solidariedade, a igualdade, a equidade, o bem comum. Estes valores asseguram a sua identidade e marcam, por isso, a diferença entre a cultura solidária e outras culturas organizacionais.
São igualmente organizações que construíram toda a sua dinâmica empreendedora assente em meios financeiros escassos, condicionados pelas normalmente exíguas capacidades dos seus membros. Nascem, assim, dos sonhos individuais, partilhados por um coletivo de pessoas, que desta forma, assumem tomar nas mãos as suas próprias vidas. De natureza essencialmente local, estas organizações têm a particularidade de criar valor e emprego dentro da própria comunidade,