Cooperativa
O que é?
Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizadas de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
A função social da Cooperativa
O aspecto mais importante a ser observado nessa definição é que essa sociedade não visa o lucro e sim, através da reunião de esforços em busca de um interesse comum, proporcionar aos associados uma perspectiva de ampliar suas possibilidades de crescimento profissional através de uma maior penetração no mercado de trabalho.
A cooperativa é um modelo societário que viabiliza a busca e a realização de um dos princípios básicos expresso na nossa constituição e pilar da democracia: proporcionar oportunidades iguais a todos àqueles que compõem a sociedade.
A perspectiva dessa força de trabalho disponível reunir-se e ingressar com maior força no mercado de trabalho caracteriza a função social da cooperativa. Tendo em vista que a recolocação dessa mão-de-obra impede que esses trabalhadores fiquem à margem da economia e consequentemente da sociedade como um todo.
Uma sociedade organizada, que oferece uma estrutura sólida com RH, banco de talentos e demais departamentos organizados, tem maior penetração e acesso aos diversos nichos do mercado de trabalho do que essa mão-de-obra dispersa. Entenda-se aí o poder de negociação que a cooperativa possui em oposição às perspectivas que um trabalhador possui ao tentar individualmente ingressar no mercado.
Sem dizer que na cooperativa o trabalhador é "dono", tem efetivo poder de decisão, liberdade de negociar suas condições de trabalho e o nível de cobrança é ele que determina. Isso proporciona ao trabalhador uma maior satisfação em realizar seu trabalho e perceber-se fazendo parte de uma estrutura que ele mesmo criou, administra e desenvolve.
É fato que