Convite a filosofia
Turma de Direito , 1º Período
Cap 2
O NASCIMENTO DA FILOSOFIA
Contagem , 09 de Março de 2013
Ouvindo a voz dos Poetas
Escutemos, por um instante, a voz dos poetas. Os poetas por sua vez costumavam expressar vários sentimentos em suas poesias sentimentos da vida, das coisas que nela existem e da transformação que passamos diante de tudo isso, o que chamam de “sentimento do mundo”, o sentimento da velhice e da juventude , da grandeza e da pequeneza dos humanos ou dos mortais , era o que o poeta grego Arquílo, expressava em seus poemas , já o poeta Teógnis expressava sobre a brevidade da vida e o poeta Píndaro do sentimento das coisas humanas como passageiras. A poetisa brasileira Orides Fontela expressava em suas obras as mudanças e repetições intermináveis do mundo. Outro poeta brasileiro que em seus poemas dizia sobre o sentimento de renovação e beleza do mundo da vida e dos seres humanos foi Mário Quintana.
A obra Metamorfoses do poeta Ovídio uma das mais importantes da cultura Ocidental europeia, dizia sobre todos esses sentimentos citados acima.
O que perguntavam os primeiros filósofos
Os primeiros filósofos, enchiam a si mesmo de perguntas intermináveis, sobre os seres humanos e tudo o que existiam a sua volta, a vida na terra , a multiplicação do seres os fenômenos naturais, e se propunham a buscar respostas para cada uma dessas perguntas pois já não mais se contentavam com as explicações dadas pela religião as tradições e os mitos, pois desejavam conhecer a verdade sobre o mundo.
O nascimento da Filosofia
A filosofia veio por volta do final do séc. VII e início do séc. VI antes de Cristo. Ela nasce como conhecimento racional da ordem do mundo, nasce pelas transformações que os gregos estabeleceram de diversos conhecimentos como, por exemplo, a astrologia, (era usada para prever catástrofes) dela surgiu outros conhecimentos como a astronomia e a meteorologia.
A origem