Convite a filosofia
FORMAÇÃO CONTINUADA NA ESCOLA
DISCIPLINA:
GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS I
OBJETIVO:
Entender os cinco aspectos essenciais para que a formação continuada aconteça e traga um bom resultado e que o horário de trabalho coletivo seja de aperfeiçoamento, compartilhar conhecimento para mudança de sua prática.
JUSTIFICATIVA:
O professor planeja levando em conta o plano/projeto da escola e a realidade de sua turma, seus conhecimentos, interesses e necessidades. Em se tratando de planejamento, sabemos que a questão fundamental a ser enfrentada é o tempo que é sempre escasso, por isso há necessidade de qualificá-lo em seu local de trabalho. Portanto o coordenador deve relacionar a questão dos saberes com o repensar da formação de professores , defendendo a ideia dos saberes no seu dia a dia, os saberes construídos na experiência, permitindo renovar nossas concepções a respeito da formação docente, mas também de suas identidades, contribuições e papéis profissionais.
INTRODUÇÃO:
É importante que o Coordenador Pedagógico visualize a importância de seu papel, da necessidade de sua formação continuada, para que tenha mais suporte e desempenhe com qualidade sua função. Para a formação do educador é importante prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades, sabendo reconhecer essas necessidades e proporcionando subsídios adequados à atuação. Desta forma, a relação entre o professor e o coordenador se estreita e ambos crescem no sentido prático e teórico, proporcionando a confiança, o respeito dentro da equipe.
DESENVOLVIMENTO:
Muitos coordenadores pedagógicos ainda não se aperceberam da importância do seu papel na escola, para os professores e muito mais para os alunos, já que ele deveria ser a pessoa que organiza, analisa, questiona, estuda soluções, promove troca de experiências para transformar a prática e mudar a escola.
Ao subsidiar e organizar a reflexão dos professores sobre as razões que justificam suas opções pedagógicas e