conversores
Conversão de corrente contínua em alternada
A corrente quase contínua que o conjunto rectificador / bobina_alisamento fornece tem de ser modificada de forma a possuir características que lhe permitam ser injectada na rede eléctrica de distribuição pública.
As características impõem:
• Corrente alternada de componente fundamental sinusoidal e com 50Hz.
• Baixo conteúdo harmónico.
Para obter essas características a corrente passa por um inversor que a torna alternada e por um filtro que lhe baixa o conteúdo harmónico de alta frequência.
L
Idc
C
fonte corrente inversor corrente corrente sinusoidal filtro AC
Figura 4.1 - Esquema geral da conversão dc-ac.
A entrada em corrente do conversor DC/AC obriga ao uso de um inversor de corrente que tem características e funcionalidades diferentes do convencional inversor de tensão.
Para minimizar o conteúdo harmónico o inversor de corrente é comandado através da técnica de modulação de largura de impulsos (PWM). Esta técnica permite mudar os harmónicos gerados pela comutação dos interruptores para frequências elevadas, simplificando assim a sua filtragem. Simultaneamente o PWM permite regular a amplitude da componente fundamental, evitando que a fonte de corrente contínua que alimenta o inversor tenha necessidade de ser controlada.
51
Conversão de corrente contínua em alternada
1 Inversor de corrente
1.1 Introdução
Como o próprio nome indica o inversor de corrente é um dispositivo que permite transformar a corrente contínua com que é alimentado, em corrente alternada com determinadas características. Para o efeito, a corrente DC à entrada é cortada em impulsos através dos interruptores que ligam a entrada às três fases da saída.
Idc
g1h
g2h
g3h
IR
Idc
IS
IT
g1L
g2L
g3L
Figura 4.2 - Esquema básico do inversor de corrente.
O comando dos interruptores tem de ser efectuado de modo a que as componentes espectrais sejam as