Conversa OCN
Aline Andrea Arpini Ementa: Em entrevista, o Prof. Aposentado pela Universidade Estadual de Londrina Nelson Dacio Tomazi, realizada pela Professora Ana Laudelina Ferreira Gomes-UFRN, exprime suas opiniões em relação as OCN´s e os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Em sua primeira colocação ele deixa claro a necessidade de primeiro entender as duas ideias iniciais, habilidades e competências, pois segundo ele ainda não há um acordo entre autores sobre o que é uma coisa e outra. Além da linguagem e o formato serem dirigidos a professores do ensino superior com intuitos de discussão acadêmica, e não com uma proposta de orientação a prática educativa, criticando também seus eixos estruturadores, que segundo o entrevistado não se explica porque tais eixos e não outros, e ainda salienta a necessidade da pesquisa como forma de ensino. deixando claro a diferença entre esses documentos. O Professor Tomazi indica as OCN´s como “orientações” capazes de dar pistas ao ensino das Ciências Sociais no ensino Médio, como um ponto de partida e não como um programa que o professor deve seguir, inibindo suas capacidades próprias e a sua realidade em seu ambiente de trabalho.
Em relação a obrigatoriedade da Sociologia no Ensino Médio, o Prof. Tomazi pauta a diversidade desta discussão, por envolverem processos diferentes em cada Estado.e que segundo Ele deve-se construir encontros que realmente estejam dispostos a criar consenso de como lecionar sociologia no ensino médio. O ensino em geral e da sociologia em especial, ficaram de lado, pois o que conta pontos são publicações e a pesquisa, deixando assim o ensino médio sem investimentos e minimizando suas necessidades, deixando de lado a construção de debates pertinentes e produtivos. Embora Ele lembra que nos últimos anos tem aparecido muitas teses sobre o assunto. Laboratórios de Ensino e Pesquisa integrados tratando do ensino da sociologia já