Contábil
Fatos contábeis (ou fatos administrativos) são ocorrências que têm por efeito a alteração da composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo.
São todos os eventos que ocorrem na empresa, passíveis de se determinar um valor monetário. O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa. Classificam-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos).
Permutativos, Qualitativos ou Compensativos
São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio. Ex.: compra de uma máquina à vista - ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (máquina), ambos elementos do ativo. 1.
ATOS ADMINISTRATIVOS
Sabemos que os acontecimentos numa empresa podem ou não alterar o seu patrimônio. Aos acontecimentos que não alteram o patrimônio, chamamos de ATOS ADMINISTRATIVOS. Portanto, Atos Administrativos são aqueles que ocorrem na empresa e que não provocam alterações no Patrimônio. Sendo assim, não são contabilizados, pois, uma vez que não alteram o patrimônio da empresa não necessitam de contabilização.
Exemplos:
*
Admissão de funcionários; *
Assinatura de um contrato de seguro contra incêndio; *
Envio de duplicatas a receber ao banco para cobrança simples, etc.
FATOS CONTÁBEIS
1.
São todos os acontecimentos que provocam alterações qualitativas e/ou quantitativas no patrimônio da empresa.
Exemplos:
*
Pagamento de salário a funcionários; *
Pagamento de seguro contra incêndio; *
Recebimento de duplicatas através de cobrança bancária simples, etc.
CLASSIFICAÇÃO DOS