Contábeis
A Contabilidade de Custo surgiu pela necessidade de avaliar estoques nas indústrias, por volta do século XVIII, quando acontecera a Revolução Industrial e teve como base a Contabilidade Financeira ou Contabilidade Geral, que foi sendo desenvolvida na Era Mercantilista para servir de grande base estrutural para as empresas comerciais. para a apuração do resultado de cada período, bem como o levantamento do Balanço em seu final, bastava o levantamento dos estoques em termos físicos, já que sua medida em valores monetários era extremamente simples”.
O Contador verificava o montante pago por item estocado e dessa maneira custeava as mercadorias, fazendo o cálculo basicamente por diferença, computando o quanto possuía de estoques iniciais, adicionando as compras do período e comparando com o que ainda restava, apurava o valor de aquisição das mercadorias vendidas.
REVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Com a revolução, surgiu uma nova fase para a contabilidade de custos, que, para alguns, se estende até os dias atuais, caracterizada pelo sistema fabril. O sistema tradicional sofreu mudanças radicais, e, para acompanhar este processo, o grupo envolvido precisou atualizar-se. O que acontece hoje não é muito diferente, pois, para acompanharmos a era da globalização, em que o volume de informação cresce a cada instante, temos de nos esforçar muito. O custo é encontrado na DRE, e é por isso que sempre olhamos a contabilidade de custos como sendo aplicada somente neste setor. Ainda nesta mesma etapa, passaram a existir a exigências fiscais quanto à utilização dos procedimentos contábeis. Surgiu então a contabilidade de custos, que antes era considerada como avaliadora de estoques.
CONTABILIDADE DE CUSTOS I
AMANDA MICHELE ABICH