Contábeis
Devemos também entender a diferença entre risco e exposição ao risco, pois medir o risco mede simplesmente os possíveis resultados de um projeto, enquanto exposição ao risco mede as consequências dos diversos resultados possíveis do projeto.
Um evento pode ter um resultado muito incerto pelo alto risco, porém suas consequências são de baixo impacto para a empresa pelo fato de ter baixa exposição ao risco. Mitigar o risco não é tão importante nas decisões de investimento quanto mitigar a exposição ao risco.
Normalmente a minimização do risco traz custos elevadíssimos para as empresas. Portanto, não é possível analisar somente o aspecto de minimização do risco, mas qual é o investimento necessário para cada nível de exposição ao risco. Assim estamos introduzindo mais uma variável a este projeto.
Risco e retorno andam juntos quanto maior o risco, maior o retorno exigido pelos investidores se um investidor não quisesse correr riscos, ele aplicaria seus recursos em ativos livres de risco e não nas empresas risco faz parte do negócio de qualquer projeto ha questão então é qual é o retorno esperado para cada nível de risco, existem projetos que têm níveis mínimos de riscos, porém oferecem baixo retorno para seus