Controle e autpmação

379 palavras 2 páginas
O engenheiro de controle e automação projeta, gerencia e opera equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral. É sua função, também, dar manutenção a esses equipamentos. Ele é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Em empresas que já empregam processos automatizados, redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados. É possível ingressar na carreira com formação de tecnólogo.
O objetivo principal desse profissional é tornar todo um processo de produção em automático, fazendo com que a produção seja mais rápida, versátil e confiável, além de econômica. Um bom exemplo de sistema de controle são as esteiras dentro de uma fábrica, como na imagem 1.
Os princípios básicos dessa engenharia é a combinação entre os princípios mecânicos, elétricos, eletrônicos e de computação. A automação será completa quando toda uma linha produção funciona do começo ao fim, sem a intervenção humana, agindo apenas pelas ações das próprias máquinas e controladores.
O engenheiro deve modelar a planta do sistema, levando em conta o comportamento dinâmico da planta, projetar um controlador para fazer o seu sistema evoluir da melhor maneira durante todo o processo de produção.
O engenheiro pode criar um sistema de controle parcial, ou seja , que não realiza todos os processos de produção, tendo então parte manual na produção.
Sendo assim esse profissional cria, programa e gerencia sistemas de controle para linhas de produção, que transformam atividades manuais em automáticas. É uma profissão que vem ganhando campo já que cada vez mais as empresas grandes de diversas áreas, veem se interessando pela automação de sua produção. Industrias de carros já não se emprega tantos funcionários como há dez anos atrás, já que as suas linhas de montagens jaó mecanizadas através desses sistemas de controle, como é mostrado na imagem 2. Hoje a automação já está presente em fábricas de microchip,

Relacionados